As atividades tiveram início na última segunda-feira (24) e se encerraram na tarde da sexta-feira (28), beneficiando mais de três mil moradores dos bairros Centro, São Jorge, Poço (Reginaldo), Jacintinho, Pitanguinha, Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes, Petrópolis, Ponta Verde e Jatiúca.
Participaram da atividade 20 educadores, integrantes do quadro de servidores da superintendência e jovens aprendizes da Locar e Naturalle, empresas encarregadas pela coleta domiciliar da capital, onde os grupos se dividiram entre os bairros, orientando os cidadãos sobre os equipamentos públicos disponibilizados pelo órgão para o descarte correto, coleta domiciliar, descarte de volumosos e sobre os malefícios causados pelo despejo inadequado do lixo.
Para a diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, grande parte da população não tem conhecimento das formas corretas de descarte de resíduos, provocando o acúmulo de lixo nos bairros de Maceió.
“Embora a Prefeitura realize a coleta, a população precisa ter a consciência dos dias certos para o descarte, evitando que o lixo fique na rua, e sobre a forma correta de descartar o lixo. Somente educando, vamos conseguir ter a população como nossa aliada nesse projeto”, explicou Kedyna.
Satisfeita com o trabalho da Prefeitura de Maceió, a comerciante do Petrópolis considera a população como parte responsável pela situação de acúmulo de lixo nas ruas.
“O trabalho de coleta é muito bom, o carro passa aqui, recolhe o lixo direitinho, mas a população não tem educação e descarta em qualquer lugar, a qualquer momento. Inclusive, sofremos com muito descarte de animais mortos por aqui. Então, eu acho que essas orientações são muito importantes para vê se os moradores se conscientizam”, afirmou.
Na sexta-feira (28), última dia das atividades, os servidores e jovens aprendizes visitaram uma cooperativa de reciclagem para aprenderem sobre os procedimentos de triagem e reuso de itens recolhidos pela coleta seletiva e Pontos de Entrega Voluntária espalhados pela capital.
Colabore com a Sudes
A população também pode ajudar denunciando. Ao flagrar um descarte inadequado, o cidadão deve entrar em contato com o órgão enviando fotos e vídeos do flagrante, além do endereço completo. Caso seja constatada a infração, o autor pode ser multado.
A Central de Monitoramento da Sudes atende através do 0800 082 2600, pelo número 156 ou no WhatsApp (82) 98802-4834.
Fonte: Ascom Sudes
Sem Comentário