Crianças aprendem sobre educação no trânsito com projeto Agente Mirim


Atividades aconteceram no Maceió Shopping e reuniram filhos de agentes de trânsito com idades entre 3 e 12 anos

Filhos de agentes tiveram a oportunidade de aprender sobre educação no trânsito. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom DMTT
Na Semana Nacional do Trânsito, a equipe de Educação do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) elaborou uma série de atividades, com ações educativas e de conscientização. Uma dessas é a execução do projeto Agente de Trânsito Mirim, que conta com a participação de crianças de 3 a 12 anos, filhos de agentes. O evento ocorre no Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras.

O objetivo é inserir as crianças no processo de ensino acerca da educação de trânsito e conscientizar através de oficinas interativas sobre o uso da faixa de pedestres, segurança viária, sinalização, leis de trânsito, noções de normas e condutas.

Daniel Brasil, de 7 anos, contou como é a experiência de ser um agente de trânsito mirim. “É bem legal ter a experiência de ser um agente e poder entrar na viatura e aprender os gestos manuais que os agentes fazem. Quando crescer quero ser um agente de trânsito, igual minha mãe”, concluiu.

“Tenho muito orgulho de ver que ele se inspira em mim. Nós lutamos todos os dias para garantir a segurança viária de todos, e ver que ele tem esse desejo de querer ser agente de trânsito mostra o quanto nosso trabalho está sendo bem executado. Ele tem muito interesse e fica sempre em alerta, quando vê alguma situação ele mesmo fala ‘olha mamãe a criança está sem cinto'”, disse Anne Carla Brasil, agente de trânsito e mãe de Daniel.

Ao participarem das oficinas, as crianças têm a oportunidade de vivenciar situações reais de tráfego, aprender sobre regras, sinalização e segurança de forma lúdica. Ao término das atividades interativas, os agentes mirins ganham medalhas e certificação de Amigo do Trânsito.

A coordenadora-técnica de Educação de Trânsito do DMTT, Inês Pessoa, relatou a importância do projeto. “Introduzir a criança na educação de trânsito faz com que ela reflita e se sinta participante desse processo de mobilidade urbana e seja transmissora dessa educação. Sabemos da importância da criança na sociedade e introduzir ela nessas atividades é fundamental para a evolução na sociedade”, concluiu.

A exposição em alusão a Semana Nacional de Trânsito iniciou na última quinta-feira e será finalizada no domingo (24). O projeto Agente de Trânsito Mirim esteve presente na quinta-feira (21) e será finalizado nesta sexta-feira (22). As atividades com os agentes iniciam às 19 horas e seguem até as 21 horas.

Fonte: Ascom DMTT

Anterior No Dia da Árvore, alunos da Escola Anne Lyra conhecem o Arboretum da Ufal
Próximo Escola estadual de Alagoas conquista quarto lugar em Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *