Cinema itinerante e ao ar livre: projetos democratizam o acesso à cultura


Cinema itinerante e ao ar livre: projetos culturais democratizam o acesso à cultura no Brasil

Apoiados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, os projetos Cinema Inflável e Open Air Brasil ampliam o acesso ao audiovisual. A primeira iniciativa, que estreou nesta quarta-feira (7/5) no Distrito Federal e Goiás, contam com sessões gratuitas em regiões com pouco acesso a equipamentos culturais. Já o segundo projeto retorna ao Brasil após nove anos.

Segundo Renato Byington, diretor pela produtora D+3, produtora à frente dos dois projetos, a proposta é unir entretenimento, reflexão e diversidade cultural.


“Acreditamos que podemos colaborar para que o público tenha experiências que deveria ser cotidiana e simples, onde um produto cultural nos faz refletir sobre a vida, sobre as relações interpessoais, sobre política ou sobre o amor. O bom cinema faz as pessoas pensarem, cria identidades, constrói cultura e também diverte”, afirma


Curadoria

Um dos diferenciais dos dois projetos é a curadoria, pensada para celebrar a diversidade cultural e estética do cinema. Segundo Renato Byington, a programação promove o encontro entre o cinema popular e o autoral, o nacional e o internacional, proporcionando uma experiência ampla e plural para a plateia.

“As programações do Open Air e do Cinema Inflável foram concebidas como um percurso afetivo e estimulante, reunindo obras que atravessam diferentes origens, estilos e gerações. É uma verdadeira homenagem à arte e à cultura, proporcionando uma vivência cinematográfica acolhedora e sem distinções”, explica o diretor.

Com grande destaque, o cinema brasileiro contemporâneo ganha espaço significativo, trazendo novas vozes, estéticas e perspectivas. Filmes independentes, longas e curtas-metragens estão entre os destaques.

“A curadoria é marcada por uma mistura consciente de gêneros, formatos e origens, e é, acima de tudo, um convite para celebrar a sétima arte em coletivo, fomentando a pluralidade e o diálogo entre culturas e narrativas”, diz.

Acesso gratuito em comunidades periféricas

Pela primeira vez ao Distrito Federal e em Goiás, o Cinema Inflável conta com exibições gratuitas em Ceilândia e Vila Telebrasília até setembro. Com uma tela de 10 x 6 metros, busca democratizar a experiência do cinema ao ar livre, levando sessões gratuitas a territórios com pouco acesso cultural.

Em Ceilândia, iniciou nesta quarta-feira (7/5) e vai até o dia 11 de maio, a programação inclui filmes como Pantera NegraSaneamento Básico, o FilmeNosso Sonho e Viva: A Vida é uma Festa. Já em Vila Telebrasília, de 14 a 18 de maio, serão exibidos Milton Bituca NascimentoKasa BrancaBarbieMoana 2 e Estrelas Além do Tempo.

O evento contará com distribuição de pipoca e tem capacidade para 800 pessoas por sessão. Além dos filmes, o projeto promove oficinas, apresentações artísticas e conversas públicas, envolvendo projetos sociais e Pontos de Cultura locais.

Desde sua criação, em 2013, o Cinema Inflável já realizou 14 edições no Rio de Janeiro e, após passar pelo Centro-Oeste, seguirá para a Bahia, somando 12 edições entre maio e setembro de 2025.

“O objetivo é levar essa arte para quem não a tem no cotidiano, seja por questões financeiras, sociais ou geográficas, promovendo uma experiência transformadora”, explica o diretor. Ele destaca ainda o impacto econômico do projeto, que gera empregos temporários e movimenta o comércio local.

Open Air Brasil

Considerado a maior tela de cinema a céu aberto do mundo, o Open Air celebra 20 anos de história com uma programação audiovisual imersiva. Com uma tela de 325 m², projeção em 4K e som Dolby Digital Surround, o Open Air Brasil promete uma experiência audiovisual de alta qualidade. As vendas para o público geral começaram nesta quarta-feira (7/5) em Brasília. Já a temporada começa com sessões de 3 a 15 de junho, e segue para Salvador, de 30 de setembro a 12 de outubro. As edições no Rio de Janeiro e em São Paulo já estão previstas para 2026. Recursos como audiodescrição e legendas estarão disponíveis.

Já foram realizadas 33 edições em sete cidades brasileiras, além de Lisboa e Madri, e soma um público superior a 750 mil pessoas. Foram mais de 650 filmes exibidos e 145 apresentações musicais ao longo de sua trajetória. Já reuniu artistas como Preta Gil, Lulu Santos, Gloria Groove, Marcelo D2 e Buchecha em suas apresentações musicais.

Apoio da Lei Rouanet

Com o apoio da Lei Rouanet e o patrocínio de uma empresa de tecnologia financeira, os dois projetos reforçam a importância das políticas públicas no fomento à cultura. O Open Air captou R$ 5,5 milhões para esta edição, enquanto o Cinema Inflável arrecadou R$ 3,98 milhões.


“Sem a Lei Rouanet, iniciativas como essas seriam inviáveis. O ingresso para o Open Air, por exemplo, custaria 10 vezes mais sem o patrocínio incentivado. O maior beneficiário dessas ações é o público”, avalia o diretor


Ele destacou ainda que a lei cumpre um papel essencial na construção da identidade cultural brasileira e na formação educacional da população.

“Esse fomento ajuda a criar uma identidade nacional, colabora com a formação educacional de um povo e ainda injeta um enorme volume de recursos na economia”, ressaltou.

Segundo ele, “o maior beneficiário da Lei Rouanet é o público, que ganha acesso a eventos de qualidade a preços acessíveis”.

Fonte: GOV.BR

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