Os serviços focados na limpeza e educação ambiental disponibilizados pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) no Brota na Grota, o maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, têm atraído centenas de pessoas ao stand da pasta. Somente nas duas primeiras semanas do projeto, mais de 33 mil moradores das Grotas do Pau D’arco, no Feitosa, e do Ary, no Jacintinho foram beneficiados com as ações.
Neste locais, a Sudes realizou orientações ambientais com os moradores na modalidade porta a porta e também dentro do stand, e a apresentação de brinquedos recicláveis, produzidos com materiais que seriam descartados de forma irregular. Além disso, animais taxidermizados do Parque Municipal, estiveram presentes em uma exposição sobre a flora da reserva.
A Sudes também realizou limpeza nas grotas. Nas duas regiões foram mais de 22 toneladas de resíduos, descartados de forma irregular pela própria população, coletadas e encaminhadas para a destinação correta.
Camila Silva, de 10 anos, se divertiu ao ver de perto os animais que vivem no Parque Municipal. “Eu nunca tinha visto de tão perto, só pela televisão. Agora eu conheço os bichos que vivem no Parque e pretendo visitar eles lá”, revelou.
Iracely Pinho, diretora de espaços públicos da Sudes, explica que o órgão está trabalhando para levar diversos benefícios para os moradores das grotas atendidas. “São várias Secretarias unidas para transformar a vida dessas pessoas. Nós, da Sudes, estamos trazendo conhecimento para que as pessoas possam continuar preservando a grota que vivem mesmo quando não estivermos”, disse.
Moradora da Grota do Ary, Maria Claudiana recebeu orientações de como manter o local limpo e aprovou.
“Essas pessoas aqui são maravilhosas, nunca vi tanta gente aqui na grota querendo limpar e ajudar a gente. Agora, vou ensinar para os meus vizinhos como manter a grota limpa, pois melhora até nossa saúde”, afirmou.
Finalizando as atividades, a Superintendência transformou um antigo ponto de lixo em uma área sustentável, fazendo o uso de pneus reutilizados, aplicação de brita e o plantio de mudas de árvores nativas e ornamentais, criando um novo espaço de convívio para a população que reside nessas grotas.
“Nossa missão foi bem executada por onde passamos. No entanto, nosso trabalho não para aqui, ainda iremos visitar mais grotas da capital e levar tudo de melhor que estiver a nossa disposição. O Brota na Grota é um projeto especial feito para pessoas especiais”, concluiu a diretora.
Após atuar nas grotas do Pau D’arco e do Ary, no Feitosa e Jacintinho, respectivamente, a Sudes agora se prepara para atender a Grota do Rafael, também no Jacintinho, a partir desta segunda-feira (13) e a Grota do Aterro, no Barro Duro, a partir da próxima semana.
Fonte: Ascom Sudes
Sem Comentário