Através do programa da Prefeitura de Maceió, serviços públicos têm chegado às comunidade carentes e de difícil acesso para melhorar a vida da população; 64 mil pessoas já foram beneficiadas
O levantamento reúne dados de 13 secretarias envolvidas no programa da Prefeitura de Maceió e revela uma mudança permanente nessas regiões de periferia. O cenário histórico de abandono deu lugar à aproximação entre população e poder público.
“O Brota na Grota é o maior programa de inclusão social do Brasil, idealizado pelo prefeito JHC para ser multisetorial e para reconectar a prefeitura com as pessoas, escutar, estar presente, conhecer os problemas, saber quem são os moradores, o que precisam, e aí cada secretaria vem de imediato com a solução”, explica o coordenador do programa, Sérgio Miranda.
Inspirado em políticas implementadas em Medelim, na Colômbia, o Brota na Grota buscou exemplos em ambientes que também enfrentam desigualdade social, violência e fome, para reparar o déficit histórico deixado por gestões passadas nas grotas de Maceió, cuja população sempre enfrentou dificuldades para ter acesso às estruturas da Prefeitura.
Por meio de um planejamento realizado a partir de visitas às grotas, o Município criou blocos de secretarias com os serviços com maior demanda para serem levados à população. A iluminação é um deles, e já alcançou quase R$ 3,4 milhões em investimentos por meio de substituição de luminárias e instalação de novos pontos de LED.
Semanalmente, o programa muda de endereço e leva mais inclusão social aos moradores das comunidades, como o seu José Augusto de Lima, morador há 42 anos da Grota Bom Jesus, no Antares. Ele diz que com a iluminação passou a se sentir mais seguro. “Ficou bom demais, a gente acha até um alfinete aqui no chão”, brinca.
A infraestrutura é outra demanda importante dessas regiões. A construção e reforma de escadarias e melhorias nos acessos das grotas tem facilitado o deslocamento diário das pessoas, além de promover acessibilidade para quem tem deficiência física. O investimento nessa área gira em torno de R$ 800 mil.
Na saúde, o Brota na Grota realizou mais de 47 mil atendimentos, indo de porta em porta para garantir assistência a pessoas que nem sempre têm como se dirigir ao posto mais próximo. O serviço também desafoga as unidades de atendimento.
De acordo com o coordenador das ações da Secretaria Municipal de Saúde dentro do Brota, Edvaldo Almeida, um dos principais serviços prestados é o de vacinação, com 5.300 vacinas aplicadas em adultos e crianças.
A assistência veterinária também possui destaque. Foram realizados no período 3.800 atendimentos a cães e gatos por meio de consultas, vermifugação e vacina.
“As equipes de saúde entram na casa das pessoas, isso aumenta o atendimento primário e desafoga os postos de saúde. Os profissionais também explicam às crianças como fazer a escovação, ensinam aos adultos como controlar a glicemia, como lidar com a hipertensão, levando conscientização para essas pessoas”, ressalta Sérgio Miranda.
Educar e conscientizar também são propostas da Autarquia de Limpeza Urbana. Junto aos mutirões de limpeza nas ruas, becos, vielas, escadarias e canais, as equipes trabalham com os moradores as formas de descarte correto de lixo, para evitar que os resíduos tragam prejuízos futuros à comunidade, como doenças, pragas e assoreamento dos canais e, por consequência, alagamentos no período chuvoso.
“O Brota na Grota é uma semente que foi plantada e vai virar uma árvore com frutos. Vemos onde estamos acertando, onde precisamos melhorar, e vamos partir para uma segunda etapa, onde iremos aumentar as equipes para beneficiar ainda mais a população. Hoje já temos o diagnóstico de cada grota de Maceió, temos a percepção do que cada grota precisa, e vamos atuar de acordo com as necessidades para transformar a vida das pessoas”, pontuou o coordenador.
Fonte: Secom Maceió
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