Comitiva formada por integrantes de cooperativas parceiras da Prefeitura aproveitou a troca de experiências, conhecimentos e boas práticas entre especialistas
Na última semana, Brasília foi a anfitriã da segunda edição da Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento – CIRSOL. O evento foi realizado no formato híbrido com transmissão ao vivo e programação presencial, que contou com a participação de representantes da Prefeitura de Maceió e integrantes das cooperativas de recicláveis parceiras.
A comitiva formado pelas presidentes da Cooplum e Cooprel Benedito Bentes, Maria Silva e Patrícia Ramos, respectivamente, além de Vânia Gomes, cooperada da Coopvila e representante nacional dos catadores de materiais recicláveis, aproveitou a troca de experiências, conhecimentos e boas práticas entre especialistas da área de resíduos e saneamento dos setores público e privado.
“Foi um evento bonito, onde fomos para o museu da República e lá os ministros reconheceram o nosso trabalho. Também aproveitamos a oportunidade de estar com outras catadoras, compartilhando conhecimento. Nos sentimos importante, pois foi um evento voltado para nós, catadoras, onde a maioria das cooperativas são comandadas por mulheres. Sendo assim, foi um momento de empoderamento feminino”, disse Patrícia Ramos.
“Além da troca de experiências, do fortalecimento da categoria, os painéis que foram debatidos, todos organizados por nós e pelo movimento de catadores. Foi legal também ver o quanto as histórias de gente impactam nas outras pessoas. Foram mulheres do Brasil e de fora do Brasil, contando suas histórias, as mesmas dores e as mesmas marcas”, revelou Vânia Gomes.
A CIRSOL contribuiu para elevar a consciência da sociedade sobre as consequências das mudanças climáticas e debater a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e as metas do Acordo de Paris e contou com diversos palestrantes brasileiros e de outras nacionalidades.
A diretora-executiva, Kedyna Tavares, acompanhou o evento pela transmissão ao vivo e destacou a participação da Prefeitura.
“Estes eventos contam com a presença de grandes especialistas na nossa área e isso contribui muito para o aprendizado de novas experiências. Com isso, surgem as oportunidades de inovar na limpeza urbana de Maceió. As cooperativas são papel importante nesse processo, pois contribuem diretamente para a preservação da cidade e do meio ambiente”, completou.
Fonte: Ascom Alurb
Sem Comentário