JHC apresenta ao prefeito de Belo Horizonte o projeto Ecoleta, sucesso em Maceió


Iniciativa, que substitui veículos de tração animal por triciclos elétricos, será implantada na capital mineira

O Ecoleta, projeto criado na gestão JHC, já é uma referência para outras cidades do Brasil de inovação e sustentabilidade. Nesta sexta-feira(22), o prefeito de Maceió, JHC, recebeu o prefeito de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Álvaro Damião, para apresentar a iniciativa e compartilhar experiências.

O programa pioneiro substitui veículos de tração animal por triciclos elétricos fornecidos pela Prefeitura e conscientiza sobre a importância de dar a destinação correta aos resíduos coletados. “Foi criado todo um ecossistema para tornar a iniciativa viável e sustentável, tendo os ecopontos como ponto de descarga de material e de recarga dos triciclos”, afirma JHC.

“E é um orgulho ter Maceió como precursora nessas iniciativas inovadoras que estão sendo exemplo para o Brasil e que ajudam o meio ambiente, o bem-estar animal, que está focando no futuro, preservando nossa fauna, nossa flora, deixando a cidade ainda mais limpa e com conscientização ambiental sobre a importância de tratarmos de temas como esses”, pontuou.

Para o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, boas ideias devem ser vistas de perto para serem adotadas por outras cidades. “A gente tem que ter humildade para poder reconhecer o que deu certo em outras capitais do País e que a gente possa levar para a nossa cidade. Maceió, através do Ecoletas, é modelo para o Brasil. Então a gente veio aqui para aprender, para poder ver e levar essa solução para a capital dos mineiros”, afirmou.

O diretor-presidente da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana(Alurb), Moacir Teófilo, explica que para receber o veículo elétrico, o carroceiro precisa aderir ao programa, passar por um treinamento e tirar a CNH social disponibilizada pela Prefeitura e, em contrapartida, doa seu animal e passa a fazer o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular para levar até um dos oito ecopontos espalhados pela cidade, para que seja dada a destinação correta.

“O projeto visa fazer esse trabalho juntamente com os carroceiros para que eles possam participar do programa e deixar a iniciativa cada vez mais robusta”, frisa.

O carroceiro que adere ao programa é contratado pela Prefeitura e recebe um salário mínimo e benefícios. Os triciclos podem ser recarregados na estrutura sustentável dos ecopontos do Vergel e da Gruta de Lourdes e cada triciclo tem uma autonomia de 100km.

Fonte: Secom Maceió

Anterior Saúde de Paripueira realiza um grande mutirão do Agosto Lilás na Praça Padre Cícero
Próximo Ilumina inicia retirada de fios obsoletos na Rua Melo Morais após incêndios em postes

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *