Centro de Inovação do Jaraguá recebe cerca de 100 alunos de cursos técnicos


Encontro ocorreu na última segunda-feira (07), e teve como objetivo aproximar os estudantes da atuação do setor público na promoção da inovação

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) reuniu cerca de 100 alunos do curso técnico em Administração do Grau Técnico para uma visita guiada ao Centro de Inovação do Jaraguá. A programação incluiu bate-papos sobre empreendedorismo inovador, além da apresentação de iniciativas voltadas à capacitação técnica e à inserção no mercado de trabalho.

 

A ação teve como foco aproximar os estudantes do ambiente de inovação de Alagoas e apresentar as iniciativas disponíveis para formação profissional e fomento a startups, bem como a apresentação dos editais em aberto, o “Vai Startups”, focados em quem tem uma ideia inovadora e quer transformá-la em negócio, e também o “Lagoon Startups”, voltado para quem já tem uma empresa e quer acelerá-la através de subvenção econômica e capacitações com especialistas.

 

Na programação, o superintendente da Secti, Pedro Ivo, compartilhou conhecimentos fundamentais sobre administração pública, ecossistema de inovação, além de informações gerais sobre o próprio Centro de Inovação do Jaraguá. O superintendente também destacou como os estudantes podem submeter suas ideias nos editais, oferecendo estrutura e investimento para transformar ideias em negócios de verdade.

 

“Iremos ajudar vocês a desenvolverem suas ideias com o apoio da IEBT, referência nacional em programas de inovação. A empresa atua em diversos estados e tem expertise em transformar ideias em produtos reais. Ao longo do edital, vocês irão amadurecer o modelo de negócio e construir um MVP. Tudo isso com recursos financeiros garantidos pelo programa Vai Startups”, destacou Pedro Ivo.

Além disso, o superintendente apresentou tanto os cursos do OxeTech Lab, quanto o programa OxeTech Work, que capacitam e empregam jovens nas mais diversas áreas da tecnologia.

 

Experiência

 

Para a aluna do técnico de Administração do Grau Técnico, Lariane Silva, a aula de campo foi uma experiência que irá agregar positivamente para o seu currículo, com novos olhares sobre o ecossistema de inovação do estado.

 

“Eu achei o evento de hoje muito bacana, porque vai agregar bastante ao currículo, pelos conhecimentos adquiridos aqui. É um espaço muito aconchegante e que contribui muito para o ensino, especialmente para quem deseja estudar e se aprofundar na área”, frisou Lariane.

 

Para o coordenador pedagógico da unidade Tabuleiro dos Martins, Ewerton Rodrigues, a visita foi uma experiência transformadora para os alunos, onde puderam conhecer mais a fundo a administração pública.

 

“A visita ao Centro de Inovação permitiu que os alunos de Administração conhecessem a atuação do setor público na área da tecnologia e inovação. Muitos utilizam serviços desenvolvidos aqui, como por exemplo o aplicativo da HandTalk, sem saber da participação do estado. Além disso, a atividade reforçou o papel do governo no avanço da sociedade por meio da inovação e despertou nos estudantes o senso de responsabilidade social e ética profissional. Eles também passaram a se enxergar como futuros profissionais atuando nesse ecossistema”, destacou o coordenador.

 

 

Os alunos não só receberam conhecimento técnico, como também visitaram toda a área do Centro de Inovação do Jaraguá, incluindo a sede da Hand Talk, maior empresa de acessibilidade digital do Brasil, em um tour imersivo contando a história da empresa, que recentemente foi vendida para a americana Sorenson.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Governo de Alagoas recebe ministra Margareth Menezes para diálogo sobre políticas de cultura
Próximo Mutirão de hospitais universitários supera 12.400 procedimentos de saúde em todo o País

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *