Delegação alagoana celebra participação na primeira Copa Nacional de Futebol Quilombola


Equipe do Quilombo Tabuleiro dos Negros da cidade de Penedo participou da competição no Rio de Janeiro

Foram quatro dias de disputas, mas acima de tudo, de integração e representatividade. Com apoio do Governo de Alagoas, por meio das Secretarias do Esporte Lazer e Juventude (Selaj), Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e do Gabinete Civil, o time do Quilombo Tabuleiros dos Negros, da cidade de Penedo, representou o estado na primeira edição da Copa Nacional de Futebol Quilombola, no Rio de Janeiro.

 

A competição aconteceu entre os dias 12 e 15, e reunindo equipes masculinas e femininas de 16 estados brasileiros, com mais e 800 atletas participantes, além de delegações que promoveram o resgate e o fortalecimento das raízes quilombolas do país, através do futebol.

 

O representante alagoano na competição, o Quilombo Tabuleiro dos Negros de Penedo, ou simplesmente Vasco, disputou três partidas, finalizando a competição com uma vitória, um empate e uma derrota. Independente do resultado, o goleiro da equipe, Clebson Santos, destacou a experiência.

 

“Foi uma experiência única na vida de todos os nossos atletas. A maioria nunca havia saído de Penedo e poder fazer uma viagem como essa, conhecer outras pessoas, times e lugares, vai ficar marcado nas nossas vidas. Agradeço todo o suporte que o governo nos deu, através das pessoas que coordenaram a delegação. Sempre presentes na torcida e dando todo suporte”, afirmou.

Relações Públicas e Gerente de Articulação Social do Gabinete Civil, Edenilsa Lima, destacou a participação no evento. “Representamos o Governo de Alagoas, formando a coordenação da nossa delegação, sendo a ponte entre os alagoanos e a organização do evento. Foi uma satisfação imensa poder atuar e prestigiar essa verdadeira festa do esporte. Aguardamos ansiosamente a próxima edição”, disse.

 

A Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), foi representada pela Superintendente de Igualdade Racial, Manuela Lourenço, que celebrou a realização do evento e a participação de Alagoas.

“Além de participar, devemos celebrar a realização deste grande evento, que resgata e fortalece as raízes quilombolas no nosso país. Uma oportunidade para despertar o pertencimento de todo esse povo e aproveitar a oportunidade para integrar o público quilombola do Brasil”, explicou.

Secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana, reforçou o compromisso de Alagoas com o povo quilombola, por meio do esporte.

“Desde a etapa estadual, abraçamos a ideia de fortalecimento das raízes quilombolas em Alagoas. Agora no Rio de Janeiro, tivemos a oportunidade de acompanhar de perto os nossos representantes, conhecer as suas histórias e buscar a integração com outros povos. O esporte foi uma ferramenta usada para essa união e vamos seguir trabalhado para manter esse compromisso”, concluiu.

 

Competição 

A primeira edição da Copa Nacional de Futebol Quilombola foi uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Igualdade Racial junto com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas em defesa dos Direitos Quilombolas e do acesso pleno ao Território (Conaq) e parceria com o Ministério do Esporte.

 

Ao final da competição, o título masculino ficou com o Quilombo Kalunga de Goiás, enquanto no feminino, com trajetória surpreendente até chegar no Rio de Janeiro, o Quilombo São Pedro do Amazonas garantiu a taça.21.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Portal Facilita Alagoas não contará com paradas durante o fim de ano
Próximo Secult divulga homologação do resultado final definitivo dos editais da Política Nacional Aldir Blanc em Alagoas

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *