Edital Pibic Jr: Professores da rede pública podem submeter projetos até dezembro


Novo ciclo para iniciação científica no Ensino Médio deverá conceder bolsas para os orientadores e para os jovens pesquisadores

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal)  abriu o edital do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), uma ação conjunta entre Fapeal, Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc).

 

As instituições fomentam projetos que se unam o científico aos aspectos social, cultural e empreendedor, a fim de que professores do Ensino Médio, professores universitários e profissionais da cultura submetam projetos que beneficiarão os alunos da rede pública estadual, com pelo menos 70% dos recursos, e dos Institutos Federais de Alagoas (Ifal).

 

Integrando o pacote de editais do programa “Mais Ciência Mais Futuro”, o Pibic Jr investirá R$ 6 milhões. A chamada visa despertar a vocação científica, tecnológica, empreendedora e artística na juventude alagoana com o intuito de incluir a educação pública como eixo fundamental do ecossistema de inovação no estado, contribuindo para o seu desenvolvimento socioeconômico.

 

Os projetos devem se encaixar em quatro áreas temáticas: Trilha 1: Iniciação à Ciência e à Tecnologia; Trilha 2: Iniciação à Inovação e ao Empreendedorismo; Trilha 3: Iniciação em Artes, Cultura Popular e Economia Criativa; e Trilha 4: Equipes para as Olimpíadas do Conhecimento.

 

Aspectos da submissão

As propostas devem ser submetidas através do preenchimento de formulário eletrônico disponível na plataforma eFAP, entre os dias 30 de setembro a 10 de dezembro de 2024. O estudante deve estar regularmente matriculado no Ensino Médio da escola sede do projeto, dispor de oito horas semanais para o desenvolvimento de atividades do projeto, ter frequência escolar igual ou superior a 70%, apresentar desempenho escolar compatível com as expectativas de alto comprometimento com o projeto, dentre outros pontos descritos no edital, além de ser residentes em Alagoas e estar matriculado nos 1º e 2º anos do Ensino Médio.

 

Já o professor, mestre ou profissional da cultura deve possuir cadastro na plataforma eFAP, estar com o cadastro atualizado na plataforma Lattes do CNPq, executar, no mínimo, oito horas semanais de atividades regulares e coletivas de modo presencial, assim como outros quesitos levantados no edital.

 

As bolsas serão pagas durante o período de vigência do projeto, que será de 12 meses no total.

 

 

Para saber mais sobre os critérios de submissão, elegibilidade e pontuação do Pibic Jr, é possível acessar a chamada na íntegra no site da Fapeal. O resultado final sairá em 14 de Fevereiro de 2025, e o início dos projetos em março do próximo ano.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Militar alagoana conquista primeiro lugar em curso com cães no Espírito Santo
Próximo Secult promove lives para esclarecer editais da Política Nacional Aldir Blanc em Alagoas

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *