Ação conjunta de fiscalização acontece até 11 de maio
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) participou, esta semana, da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco), que teve início na última segunda-feira (29), e será encerrada com uma audiência pública no dia 11 de maio, com audiência pública no Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca.
Em sua 13ª etapa, a fiscalização prevê ações em defesa do Rio São Francisco e da população ribeirinha e terá como foco ações dos municípios das regiões Agreste e Sertão.
Ao todo, 28 instituições/órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada participam da ação integrada. A ação integrada entre os órgãos estaduais e federais promove atividades de fiscalização e de educação relacionadas à preservação do meio ambiente junto à população dos municípios beneficiados pelas águas da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
A participação da agência alagoana ocorre por meio do acordo de cooperação técnica firmado junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que prevê apoio técnico-operacional voltado às questões de vigilância ambiental.
Os técnicos da agência participaram de fiscalizações nas cidades de Arapiraca e Craíbas, no agreste do Estado, quando fizeram análises nas estações de tratamento de água, tratamento de esgoto, bem como em seus sistemas, para detectar possíveis não conformidades.
A agência reguladora alagoana é autorizada a regular os serviços de saneamento no Estado, cabendo à Arsal fiscalizar a qualidade e a continuidade dos serviços prestados pelas empresas Casal, BRK Ambiental, Águas do Sertão, Verde Ambiental, Iguá Saneamento.
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário