Ao todo, o estado contabiliza 6.372 vidas perdidas pela doença; secretário de Saúde, Alexandre Ayres, volta a apelar para a população completar o esquema vacinal
O último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), publicado nesta quarta-feira (15), é motivo de comemoração para todos os alagoanos. Isso porque, pelo segundo dia consecutivo, ou seja, 48 horas, Alagoas não registrou mortes nas últimas 24 horas pela Covid-19. Este é o sexto dia do ano que não há óbitos pela doença no estado.
O Boletim Epidemiológico informa que 14 novos casos foram confirmados. Dessa forma, Alagoas tem um total de 241.846 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 62 estão em isolamento domiciliar. Outros 235.214 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 2.544 casos em investigação epidemiológica. Com isso, foram registrados 6.372 óbitos por Covid-19 no território alagoano.
Neste ano, não houve mortes pela doença nos dias 7 e 15 de outubro e 4, 6, 14 e 15 de dezembro. Antes disso, desde o começo da pandemia, os únicos dias sem registros de mortes em Alagoas foram em 2020, nos dias 31 de março e 2, 7, 9, 10, 12, 13 e 23 de abril.
Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, a diminuição no número de mortes pela doença em Alagoas se deve ao avanço da vacinação e também ao cumprimento das regras de distanciamento social e uso de máscaras pela população. “Mais um dia sem o registro de mortes pela Covid-19 aqui em Alagoas. Isso é motivo de muita comemoração para nós e, principalmente, para todos nossos heróis da saúde, que lutam todos os dias, incansavelmente, para salvar vidas”, disse o gestor.
Ainda de acordo com Ayres, apesar de os números estarem diminuindo, é preciso atenção por parte da população, pois é necessário que todos concluam o ciclo vacinal para Alagoas continuar avançando e tendo motivos para comemorar. “Não é porque os números estão caindo que podemos nos descuidar. Peço para que toda população, que ainda não se vacinou, ou não tomou sua segunda dose ou dose de reforço, se vacine imediatamente”, salientou.
Primeira Morte – A primeira morte registrada em Alagoas pelo Boletim Epidemiológico da Sesau foi em 30 de março de 2020. Naquele dia, um homem de 64 anos, natural do Acre, morreu vítima da Covid-19 no Estado. A informação foi divulgada no dia 31 de março de 2020.
Vacinação – A última atualização Sesau, por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), mostra que 4.346.187 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas. Deste total, 2.345.592 pessoas foram vacinadas com a primeira dose (D1), 1.818.964 com a segunda dose (D2) ou dose única (DU) e 181.631 com a dose de reforço (DR) e a dose adicional (DA).
Fonte: Agência Alagoas
Sem Comentário