Secretaria da Primeira Infância do Recife conhecem o trabalho da Secria em Alagoas


“Saímos com a bagagem cheia”, afirma secretária do Recife após conhecer políticas da primeira infância em Alagoas

Representantes da Secretaria Executiva da Primeira Infância do Recife (Sepin) estiveram em Alagoas para conhecer de perto as iniciativas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria). A agenda incluiu visitas a equipamentos e projetos estratégicos, além de reuniões institucionais voltadas à troca de experiências e fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância.

 

A comitiva reuniu a secretária executiva da Primeira Infância do Recife, Luciana Lima, e a gerente geral de articulação de educação e saúde, Anna Renata. Ao longo dos dois dias, elas visitaram equipamentos como a Creche Cria, o Hospital da Criança, o Hospital da Mulher, além dos programas DeciDIU e Respirar. Também estiveram na sede da secretaria, onde conheceram de perto o funcionamento das ações e participaram de uma imersão nas políticas desenvolvidas pelo estado.

 

Imersão nos equipamentos e nas ações do estado

 

Durante a visita, a integração entre diferentes áreas do governo chamou a atenção da secretária Luciana, que destacou que a experiência alagoana materializa um princípio essencial para a política da primeira infância. “Conhecemos todos os projetos da Secria e fiquei encantada. A forma como a intersetorialidade permeia todas as áreas dentro do governo estadual é algo que realmente se concretiza aqui”, afirmou.

 

Ela ressaltou que a articulação entre saúde, educação e assistência social é determinante para a efetividade das políticas públicas. “A gente sabe que a política da primeira infância precisa dessa integração. Ver os equipamentos funcionando de forma tão articulada é inspirador. Viemos, de fato, beber dessa fonte”, pontuou. Ao final da agenda, resumiu a experiência. “Voltamos com a bagagem cheia”.

 

A avaliação foi compartilhada por Anna Renata, que enfatizou a relevância das visitas técnicas realizadas, especialmente nas unidades de saúde. “Visitamos o Hospital da Criança e o Hospital da Mulher, além de outros equipamentos, e saímos com muitas referências importantes”, destacou.

 

Segundo ela, a visita deve contribuir diretamente para o fortalecimento das ações em Recife. “Saímos animadas para, com esse aprendizado, fortalecer o trabalho de excelência que a secretária Luciana vem desenvolvendo na cidade”, acrescentou.

 

Recepção e articulação institucional

As gestoras foram recebidas pela secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, que apresentou os principais eixos da política implementada no estado. Para ela, o intercâmbio entre diferentes territórios é fundamental para qualificar as políticas públicas.

“Quando a gente compartilha o que está dando certo, amplia as possibilidades de impacto. A primeira infância exige compromisso contínuo e uma atuação integrada entre áreas que historicamente trabalharam de forma isolada”, afirmou.

Caroline também chamou atenção para o papel das visitas técnicas na qualificação das políticas públicas. Para ela, o intercâmbio entre equipes vai além da apresentação de iniciativas já estruturadas.

“Quando a gente abre o que está sendo feito, também se coloca disponível para rever processos e pensar novos caminhos. É nessa troca que as políticas deixam de ser isoladas e passam a dialogar com a realidade das crianças e das famílias”, afirmou.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Maio Vermelho: Cirurgiã-dentista da Sesau orienta sobre os cuidados para evitar o câncer de boca
Próximo Chuvas passageiras e nebulosidade marcam o início da semana em Alagoas