Rota do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar vai destacar potencial produtivo e turístico


Iniciativa será importante vetor de desenvolvimento territorial, geração de renda e valorização cultural

O Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar ganha um novo formato em 2026. Os municípios-sede do evento foram definidos considerando o potencial produtivo, turístico rural e de base comunitária das regiões, reconhecendo o turismo rural como importante vetor de desenvolvimento territorial, geração de renda e valorização cultural.

 

A iniciativa é realizada pelas secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços (Sedics), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), e é uma importante estratégia para ampliar os espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar.

 

Em 2025, a primeira edição do circuito reuniu 93 cooperativas, 57 associações e mais de 100 empreendedores individuais que negociaram seus produtos diretamente com o consumidor final. O secretário executivo de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino, explica que este ano a proposta vai além de mostrar a vitrine da produção do campo, promovendo uma conexão entre os produtores com o setor privado das redes hoteleiras, de bares e restaurantes.

 

“Estamos adotando o modelo de percorrer as regiões, realizando as feiras nos municípios com maior potencial turístico em Alagoas. A ideia é que os produtos possam ser conhecidos pelos turistas, valorizando a produção regional e valorizando a cultura local e, ainda, realizar rodas de conversa para que os agricultores possam atender melhor o seu público final”, destacou Targino.

Para o secretário executivo do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária da Sedics, Benedito Júnior, o circuito fortalece diretamente a economia solidária e o modelo cooperativista no estado. “Essa iniciativa integra produção, organização coletiva e mercado, consolidando as cooperativas e associações como protagonistas do desenvolvimento regional. Ao aproximar a agricultura familiar do turismo e do comércio, estamos promovendo inclusão produtiva, geração de renda e sustentabilidade”, destacou.

 

 

Nesta edição, o circuito vai percorrer os municípios-polo de Piranhas e Delmiro Gouveia (Alto Sertão); Santana do Ipanema (Médio Sertão); Palmeira dos Índios e Mar Vermelho (Planalto da Borborema); Penedo (Baixo São Francisco); Maragogi e Porto de Pedras (Litoral Norte); Murici (Mata Alagoana).

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Governo de Alagoas investiu mais de R$ 252 milhões no Cartão Cria em 2025
Próximo Com mais de 590 mil bolsas, Prouni do 1º semestre de 2026 terá maior oferta da história do programa

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *