URGÊNCIA DE INVESTIMENTO NA JUVENTUDE É TEMA DE PAINEL PROMOVIDO PELO GOVERNO DE ALAGOAS E INSTITUTO UNIBANCO


O Governo do Estado de Alagoas e o Instituto Unibanco realizam, no dia 13 de dezembro, em São Paulo (SP), o painel Alagoas do Futuro: A transformação das juventudes através da Educação Pública, que marca o lançamento de novos projetos que compõem o programa “Juventudes Alagoanas”. O encontro acontecerá na sede do órgão e contará com participação do governador de Alagoas, Renan Filho, do secretário da Educação, Rafael Brito e do superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques.

A iniciativa é multissetorial, estruturada em três eixos – Educação, Participação & Engajamento, e Trabalho & Renda -, e tem como objetivo expandir as oportunidades e o acesso a direitos de jovens em situação de vulnerabilidade social no estado de Alagoas por meio do incentivo ao ingresso, progressão e conclusão do Ensino Médio, do desenvolvimento de suas habilidades, da sua inserção social e comunitária e da obtenção de emprego e renda.

Para Renan Filho, Governador de Alagoas, o programa tem como compromisso apoiar os jovens alagoanos em suas trajetórias de vida.

“Vivemos um momento histórico de desenvolvimento em Alagoas. E a força motriz desse crescimento são as pessoas. A Educação Pública do nosso estado vive uma verdadeira transformação e os resultados são motivo de orgulho para os estudantes e suas famílias. Voltamos mais uma vez o olhar para os nossos jovens, criando oportunidades para que eles possam se capacitar, desenvolver seu potencial e aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho. Tenho certeza de que isso só acontece quando todos estão atuando juntos pelo mesmo propósito. É por isso que o programa Juventudes Alagoanas chega com esse caráter multissetorial, com eixos inovadores e a integração de diferentes iniciativas. Uma destas grandes novidades é o projeto Cartão Escola 10, o maior investimento já feito na história de Alagoas, com uma injeção de renda direta para estimular o engajamento dos estudantes com o seu próprio crescimento.  Estamos oferecendo três categorias inéditas de bolsa de incentivos para manter o aluno em sala de aula, melhorando a aprendizagem e combatendo a evasão escolar. Esse, sem dúvidas, é o nosso maior compromisso: acolher nossos jovens do início ao fim, por meio do fortalecimento de seus talentos, habilidades e conhecimento, proporcionando geração de renda e oportunidades de empregos para cada vez mais alagoanos”.

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o encontro contará com a participação de importantes especialistas em dois painéis. Para discutir a estratégia multissetorial do programa, estarão presentes Rafael Brito, secretário de educação de Alagoas; José Henrique Paim Fernandes, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE); Wanyelle Mirian Bezerra, vice-presidente da Coordenação de Grêmios Estudantis de Alagoas (Cegreal); e Taina Silva Santos, coordenadora de projetos da organização Em Movimento. A moderação será de George Santoro, secretário de Fazenda de Alagoas.

O segundo debate, que tratará da urgência da priorização de investimento nos jovens, terá a participação de Renan Filho, Governador do Estado de Alagoas; Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco; Adriana Alvarenga, chefe do escritório em São Paulo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Vitor Pereira, Professor do Mestrado em Monitoramento & Avaliação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap); e Mirela de Carvalho, gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco, como moderadora.

Para Ricardo Henriques, o desenvolvimento de ações focadas na juventude é crucial para recuperar os déficits de aprendizagem gerados pela pandemia, mas também de atravessar as fronteiras do conhecimento. “Iniciativas como esta do Governo de Alagoas se fazem necessárias para que possamos apoiar a trajetória de vida dos jovens, preparando-os para as novas demandas do mundo do trabalho, além de recolocar o País no caminho da sociedade do conhecimento”, pontuou.

O encontro será transmitido ao vivo, com tradução em libras, nas redes sociais do Governo do Estado de Alagoas e no canal do Instituto Unibanco no YouTube.

Serviço

Alagoas do Futuro: A transformação das juventudes através da Educação Pública

Data: 13 de dezembro (segunda-feira)

Hora: das 8h30 às 12h

Transmissão ao vivo: https://youtu.be/QhUwTAvjiVU

 

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem, e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. www.institutounibanco.org.br.

Anterior SUQUINHO DE MEMÓRIA LEVA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A CRIANÇAS DA VILA BREJAL
Próximo Matriz de Camaragibe se desenvolve com a determinação e talento de Fernando Cavalcante

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *