PL da deputada Cibele Moura regulamenta solicitação de exames por nutricionistas


Matéria protocolada pela parlamentar inclui exames na cobertura dos planos de saúde
Projeto de lei protocolado pela deputada estadual Cibele Moura (PSDB) na Assembleia de Alagoas dispõe sobre diretrizes para a solicitação de exames laboratoriais para acompanhamento de dieta (dietoterápico) pelos nutricionistas no estado. O PL inclui na cobertura dos planos de saúde os exames solicitados pelos profissionais da Nutrição em Alagoas.
“Essa é uma reivindicação nacional da categoria que necessita da cobertura destes exames para tratamentos dietoterápicos. A lei fará toda a diferença para os nutricionistas e seus milhares de pacientes”, afirma Cibele.
Para tanto, os nutricionistas devem acrescentar ao pedido do exame uma justificativa técnica fundamentada que explicite a sua necessidade para a avaliação nutricional e acompanhamento do paciente e ofereça elementos para a deliberação do auditor do plano ou seguro de saúde quanto à autorização dos mesmos.
No parágrafo único, o PL da deputada Cibele estabelece que o disposto na lei não se trata de diagnóstico, tratamento ou procedimento, uma vez que a solicitação de exames para diagnóstico de doenças é atividade privativa do médico. E estabelece que “as operadoras de planos de saúde ficam obrigadas a cobrir os exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico prescrito por nutricionistas, com justificativa técnica fundamentada, nos termos desta lei”.
Ela destaca que existem diversas normativas que disciplinam o tema, as áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições e pontua que na nutrição clínica, por exemplo, fica definida, como atividade complementar, a solicitação de exames laboratoriais necessários à avaliação nutricional, prescrição dietética e evolução nutricional do cliente/paciente.
Além do PL, a deputada também apresentou requerimento com moção de aplauso pela passagem do Dia do Nutricionista, celebrado neste último dia 31.
Anterior Lei cria Notificação Compulsória de crianças e adolescentes que fazem uso de drogas em Alagoas
Próximo Baixamos a idade para se vacinar em Matriz de Camaragibe

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *