Inscrições para a 1ª Olimpíada da Língua Portuguesa de Maceió estão abertas Professores podem inscrever estudantes até 11 de março


1º Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió já está com inscrições aberta. 

As escolas da rede municipal já podem inscrever os estudantes para a 1ª Olimpíada da Língua Portuguesa de Maceió. Poderão participar da competição os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de toda a rede. Os professores devem inscrever as turmas até o dia 11 de março, através de link enviado aos e-mails institucionais das escolas.

A Olimpíada que tem como tema ‘Maceió: um olhar para a cultura local’, tem o objetivo de incentivar a leitura e a criatividade literária dos estudantes da rede. Cerca de 90 escolas da rede pública municipal de ensino participam do projeto, que tem como homenageado o poeta e escritor alagoano, Lêdo Ivo.

Estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental poderão participar. 

Após o período de inscrições, os professores passarão por oficinas entre os meses de março e julho, onde receberão orientações sobre como trabalhar a temática da Olimpíada em sala de aula junto aos alunos. A oficina será ministrada em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Após as oficinas com os professores, os estudantes serão divididos entre gêneros literários para competir. As turmas dos 5º anos irão produzir textos do gênero poema, já as turmas de 6º e 7º anos, escreverão sobre o gênero memória e os alunos do 8º e 9º anos farão crônicas. Os textos produzidos durante este período passarão por uma seletiva na Etapa Escolar da competição, que vai selecionar um texto de cada gênero para disputar a Etapa Municipal.

Na Etapa Municipal serão premiados os 1°, 2º e 3º lugares gerais de cada gênero literário, totalizando em nove estudantes premiados.

Para o primeiro lugar, a premiação será um tablet e viagem para Coimbra, em Portugal. O segundo lugar receberá um tablet e uma viagem para a Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Já o terceiro lugar será premiado com um tablet e uma viagem para conhecer o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Fonte: Ascom Semed

Anterior Semtabes reforça chamado para MEIs que desejam trabalhar para a Prefeitura de Maceió
Próximo Secretaria de Economia esclarece contribuintes sobre o envio dos carnês do IPTU 2022

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *