Carteira Nacional do Artesão garante benefícios para artesãos alagoanos Emissão ou renovação da Carteira podem ser feitas com agendamento, por meio do Whatsapp


A Carteira Nacional do Artesão, emitida em Alagoas pela Gerência de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), traz diversos benefícios para os artesãos que mantêm o cadastro em dia.

As emissões são realizadas através de mutirões de cadastros nos municípios, que colaboram para a regularização e o desenvolvimento da atividade, além de permitir que novos profissionais sejam descobertos e possam emitir a primeira via de sua carteira.

Para ter a carteira emitida, o artesão deve levar a sua produção e um comprovante de residência e documento com foto. O cadastro para obtenção da carteira também pode ser realizado de forma on-line, através de agendamento pelo número (82) 98705-7998, via WhatsApp. O atendimento é realizado pela Gerência de Artesanato e, no contato, deve ser enviado o nome completo, CPF, telefone e e-mail. A equipe técnica entrará em contato com o artesão e, após a conclusão do procedimento, a carteira é enviada em PDF para o e-mail e/ou WhatsApp.

 

Os benefícios garantidos pelo programa são muitos: isenção da cobrança do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas; contribuição para o INSS com valor diferenciado de autônomo, além da visita de censo e curadoria para mapeamento e o recebimento da placa da fachada do ateliê com identificação ‘Aqui tem Alagoas Feita à Mão’.

 

O artesão também recebe kit com identidade visual do programa para comercialização, tem acesso à linha de crédito especial da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), participa de capacitações promovidas pelo Governo do Estado e de editais de seleção para feiras e eventos locais e nacionais. Com a carteira nacional em dia, o artesão tem ainda a oportunidade de participar de rodadas de negócios e expedição de lojistas, além de concorrer a títulos como o de Patrimônio Vivo do Estado, e de ter acesso à Carteira Nacional de Mestre Artesão.

 

“É um documento que reconhece a atividade do artesão. Essas visitas proporcionam, além da emissão e renovação das carteiras, um contato próximo com a produção. A equipe consegue identificar novos talentos e realizar uma curadoria e mapeamento dessa produção”, explica Daniela Vasconcelos, gerente de Design e Artesanato da Sedetur.

 

 

Em Alagoas, mais de 19 mil artesãos estão registrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). O Sicab faz parte do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), uma iniciativa do Governo Federal que integra o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e que, em Alagoas, é coordenado pela Sedetur.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Hemoal inicia a partir desta quarta (1), Campanha Junho Vermelho para conscientizar sobre doação de sangue
Próximo Prefeitura lança edital de cadastro para ambulantes trabalharem no São João de Maceió

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *