Assistência Social prepara portaria para criar comitê de enfrentamento ao trabalho infantil


Medidas de combate ao trabalho infantil foram discutidas nesta quarta-feira (3)

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) se reuniu nesta quarta-feira (3) com representantes do Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego para discutir medidas de combate ao trabalho infantil. Entre as ações alinhadas no encontro, a criação do Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil foi confirmada para os próximos dias.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Claydson Moura, a previsão é que até a próxima semana seja publicada a portaria com os integrantes do grupo, para que sejam realizados encontros períodos que definam de forma prática como retirar crianças e jovens de situações inadequadas de trabalho.

Moura também anunciou que irá discutir com a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (Sedet) requisitos mais rígidos para conceder alvarás e permissão de uso de solo, que comprometam o solicitante a não promover trabalho infantil.

“Vamos começar a fazer um planejamento mais prático, com ações, um projeto que juntos possamos executar. Exploração do trabalho infantil é inegociável”, afirmou.

A diretora de Proteção Social Especial da Semas, Tatiana Boia, destacou que o Município mantém ações permanentes de prevenção e combate ao trabalho de crianças e jovens, mas com a criação do comitê, será elaborado um plano municipal de enfrentamento ao problema, que será um marco para Maceió.

Isso significa que informações e ações que ficaram defasadas por conta da pandemia de covid-19 serão atualizadas e servirão como base para as próximas políticas públicas.

A medida atende ao que a procuradora do Trabalho Cláudia Soares enumerou como prioridade número um para o MPT.

“Nossa prioridade é a realização de um diagnóstico socioterritorial do combate ao trabalho infantil no Município, porque qualquer trabalho estratégico tem por base os dados e evidências. A partir dele, é que as ações serão pensadas e planejadas”, destacou.

O superintendente regional do Trabalho em Alagoas, Victor Cavalcante, lembrou que este ano alguns grandes eventos serão realizados em Maceió e com isso a Superintendência precisa contar com o apoio da Prefeitura.

“Combate ao trabalho infantil, para ser eficaz, precisa que após a ação fiscalizatória em que a gente identifica e tira a criança ou o jovem da situação de vulnerabilidade, que se dê um encaminhamento ao jovem, e é aí que a gente precisa do apoio da Semas, que possui o mapeamento das famílias em situação de vulnerabilidade, para que a gente possa colocá-lo na escola, em um curso de formação profissional, de modo a impedir que ele volte”, ressaltou.

Fonte: Ascom Semas

Anterior Idosas capoeiristas conquistam graduação no Dia da Capoeira Cerimônia foi realizada no Lar São Domingos, na Mangabeiras
Próximo Gabinete da Causa Animal lança versão digital do cartão de vacina Cartão de vacina pode ser baixado pelos tutores

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *