ARTESÃOS DE ALAGOAS BATEM RECORDE DE VENDAS E COMERCIALIZAM MAIS DE R$ 145 MIL EM BRASÍLIA


Artistas, mestres e grupos produtivos apoiados pelo programa Alagoas Feita à Mão, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), têm muito a comemorar: o faturamento da última edição do Salão do Artesanato, em Brasília, superou as expectativas e os artesãos comercializaram cerca de R$ 145 mil durante o evento.

Através de vendas no local e de encomendas feitas pelos clientes, os artesãos comercializaram mais de 1260 peças, indo desde o bordado filé às esculturas de barro, passando pelo cipó, cerâmica e madeira, representando as diversas tipologias do artesanato alagoano.

Para a Gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos, o valor arrecadado pelos artesãos superou as expectativas e se tornou um dos melhores resultados de participação de feiras em Brasília do Alagoas Feita À Mão.

“O resultado surpreendeu positivamente. Mesmo sabendo que esse foi um evento de retomada, após um ano e meio sem feiras, a primeira feira nacional. E nós percebemos que o mercado está aquecido e que o consumidor, os lojistas e o cliente final estão interessados na produção artesanal, e isso nos deixa muito animados para as próximas feiras que estão por vir”, destaca Daniela.

O evento contou com a presença de 10 artistas e grupos produtivos alagoanos que foram selecionados por meio de edital disponibilizado pela Sedetur. No próximo mês, os artesãos alagoanos apoiados pelo programa Alagoas Feita à Mão vão expor e comercializar as suas peças na 21º Feira Nacional de Negócios e Artesanato (Fenearte), em Pernambuco, uma das principais feiras para os artesãos alagoanos , que acontece de 10 a 19 de dezembro.

Alagoas Feita à Mão

O Governo de Alagoas, por meio da Sedetur, criou o programa Alagoas Feito à Mão em 2015, com objetivo de criar ações que promovam o segmento do artesanato no estado e contribuam para a geração de renda e qualidade de vida dos artistas locais. As principais atividades são focadas nas participações de feiras e eventos nacionais, divulgação do catálogo comercial do artesanato alagoano e mapeamento e identificação das oficinas dos artesãos.

Fonte: Agência Alagoas

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