Alagoas amplia oportunidades de exportação em Portugal e fortalece diálogo com o mercado europeu


Segunda etapa da Missão Europa consolida parcerias e avança em estratégias para inserção dos produtos da agricultura familiar alagoana no comércio internacional

A segunda etapa da “Missão Europa: Internacionalização de Produtos da Agricultura Familiar do Nordeste do Brasil” levou a comitiva alagoana a Lisboa, em Portugal, entre os dias 7 e 10 de outubro, para uma intensa agenda de reuniões, avaliações e negociações voltadas à ampliação das oportunidades de exportação dos produtos da agricultura familiar.

Com o apoio da Apex Brasil, do Consórcio Nordeste e incentivo do governador Paulo Dantas, a equipe da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) participou de encontros estratégicos para discutir mecanismos que viabilizem a entrada dos produtos alagoanos no mercado europeu, fortalecendo o processo de internacionalização iniciado na Alemanha.

“Essa etapa da missão reforça o compromisso de Alagoas com a agricultura familiar. É um momento de aprendizado e de construção de parcerias que aproximam nossos produtores do mercado europeu. Estamos aqui para abrir caminhos, compreender os trâmites e fortalecer políticas públicas que garantam a inserção e a valorização dos produtos alagoanos no mercado internacional”, afirmou a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.

A secretária destacou ainda que a integração dos estados do Nordeste, por meio da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, tem sido fundamental para consolidar estratégias conjuntas de exportação e dar visibilidade à produção regional, além de ressaltar a importância das experiências obtidas durante a permanência da comitiva em solo europeu como workshops sobre internacionalização, logística, requisitos comerciais e sanitários.

“A internacionalização é um desafio que exige preparo e união. Ver nossas cooperativas ocupando espaços em feiras globais e agora dialogando com instituições como a Apex em Portugal mostra que estamos no caminho certo para transformar a agricultura familiar em um setor competitivo e sustentável”, completou Aline Rodrigues.

Durante a agenda em Portugal, a comitiva brasileira conheceu o futuro Ponto de Apoio em Lisboa, com suas ações de promoção de produtos brasileiros e suporte comercial local para a Europa. Também foi dado início às tratativas do convênio Unicafes/APEX que potencialmente incluirá 30 cooperativas da agricultura familiar do Nordeste para o processo de internacionalização de produtos.

Durante os encontros, o gerente da Apex Brasil em Portugal, Paulo Matheus, anunciou a criação de uma cartilha de orientação com informações técnicas e requisitos necessários para que cooperativas e associações possam adequar seus produtos às exigências do mercado europeu. Além disso, colocou o escritório da Apex em Lisboa à disposição para apoiar futuras rodadas de negócios e reuniões com potenciais compradores.

Promovida pelo Consórcio Nordeste, com apoio do Sebrae e da Apex Brasil, a Missão Europa teve como foco ampliar o alcance comercial dos produtos da agricultura familiar nordestina, consolidando o Nordeste como referência em qualidade, inovação e sustentabilidade no mercado global de alimentos.

Fonte: Agência Alagoas

Anterior Secretaria do Trabalho oferta 2.777 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Próximo SUS garante cuidado integral às crianças desde os primeiros dias de vida

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *