Esporte e Educação de Maceió lançam projeto Contraturno Campeão para alunos do tempo integral


Mais de 900 crianças serão atendidas com atividades esportivas no contraturno escolar, em diferentes regiões de Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio das secretarias municipais de Esporte (Semesp) e Educação (Semed), lançou nesta sexta-feira (18), o projeto Contraturno Campeão, voltado para alunos da rede pública municipal do ensino em tempo integral.

A iniciativa visa oferecer atividades esportivas no contraturno escolar, beneficiando mais de 900 crianças de nove escolas municipais. O lançamento contou com a presença dos secretários municipais de Esporte, Francisco Nascimento, e da Educação, Luiz Rogério.

As atividades serão realizadas dentro dos projetos Viva Vôlei e Gigantes no Esporte, que promovem a prática de futsal, handebol e vôlei como ferramentas de formação cidadã. Os treinos acontecerão em três polos: no Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), na Ascomatt (Trapiche) e na Areninha Acauã, contemplando escolas das regiões alta e baixa da capital.

O Contraturno Campeão vai atender estudantes das escolas municipais Arnon de Melo, Padre Pinho, Antídio Vieira, Hévia Valéria, Maria José Clemente, Yeda Oliveira, Paulo Henrique Bandeira, Jarede Viana e Natalina Costa.

A iniciativa faz com que os alunos que estudam pela manhã participem das atividades esportivas à tarde, e vice-versa, garantindo o aproveitamento do tempo integral com ações educativas e esportivas.

Para participar, os alunos deverão preencher uma ficha de inscrição, disponível nas próprias instituições, com autorização dos pais ou responsáveis.

As escolas participantes fazem parte do projeto Mais Pela Educação, programa municipal que segue diretrizes do Ministério da Educação para o ensino em tempo integral, promovendo o desenvolvimento completo dos estudantes por meio de experiências que vão além da sala de aula.

Para o secretário de Esporte, Francisco Nascimento (Chicão), esta é mais uma ação que une duas frentes de suma importância, de forma estratégica, promovendo mais disciplina, autoestima e oportunidades de desenvolvimento.

“Quando unimos educação e esporte, damos sentido ao tempo das nossas crianças. Esse projeto não é só sobre bola na quadra. É sobre abrir caminhos, oferecer estrutura e mostrar que elas têm vez e voz”, afirma o titular da Semed.

Para o secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, o projeto Contraturno Campeão representa mais do que uma política pública: é uma oportunidade concreta de transformar vidas por meio do esporte.

“É uma alegria imensa ver nossas escolas se tornarem espaços ainda mais vivos, onde os alunos não apenas aprendem, mas também praticam atividades que estimulam o corpo, o trabalho em equipe e a autoestima. Essa parceria com a Secretaria de Esporte é fundamental para ampliar horizontes e dar novas possibilidades aos nossos jovens”, pontua.

Luiz Rogério destacou ainda o entusiasmo dos alunos com a chegada do projeto. “É muito bonito ver a empolgação de quem já sonha em jogar bola, vôlei, de quem agora vai ter acesso a materiais e treinos de qualidade no contraturno. Vamos garantir estrutura, apoio e incentivo para que o esporte seja, de fato, um aliado da educação. Estamos só no começo, e tenho certeza de que vamos avançar muito juntos”, completa o secretário.

Gigantes no Esporte e Viva Vôlei

A Semesp oferece aulas de iniciação ao futsal, handebol e voleibol para crianças e adolescentes por meio dos projetos Gigantes no Esporte e Viva Vôlei. As aulas acontecem pela manhã e à tarde no Ginásio Poliesportivo Arivaldo Maia, no Jacintinho, que foi totalmente reformado em julho do ano passado.

No Trapiche, o projeto é realizado na Ascomatt. Inicialmente, apenas aulas de voleibol eram oferecidas, com o projeto em funcionamento desde 2016. Com o aumento da procura dos alunos, a oferta de atividades foi ampliada, incluindo também aulas de handebol e futsal. Para participar, os responsáveis precisam apenas comparecer ao local durante os horários das aulas e matricular o filho, preenchendo um formulário.

Fonte: Ascom Semed

Anterior Procon Maceió leva educação para o consumo a jovens aprendizes do Senac
Próximo Governo conclui etapa municipal e se prepara para a 6ª Conferência Estadual das Cidades

Sem Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *